Reinventamos a chave para uma produção sustentável
SUSTENTABILIDADE
fabrico e transformação de papel tissue - fapajal - o futuro é sustentável

O futuro é sustentável

A sustentabilidade é um dos pilares básicos do nosso negócio. Garantir o equilíbrio entre as dimensões económica, ambiental e social é o princípio fundamental que orienta a nossa atuação. Procuramos continuamente que os princípios da sustentabilidade sejam adotados por todos os membros da nossa equipa e promovemos ativamente o seu cumprimento junto dos nossos fornecedores e parceiros.

Pelo facto de sermos uma empresa produtora e transformadora de papel tissue, consideramos que reduzir os consumos de água, matéria-prima e energia incorporados em cada unidade de produto é um desígnio a seguir de forma a reduzir o impacte ambiental da nossa operação.

Para o efeito, monitorizamos as evoluções e o cumprimento dos objetivos relacionados com a nossa política de sustentabilidade, privilegiando o impacte real das nossas ações.

É nossa ambição contribuir para o reconhecimento do setor do papel como modelo da bio-economia circular, promovendo-o como exemplo para outras indústrias. Esta ambição leva a que apostemos na implementação de várias medidas de reutilização de produtos, materiais e água, contribuindo para uma gestão sustentável dos recursos.

Consideramos que é nossa responsabilidade fomentar o envolvimento da comunidade em todos os esforços de melhoria ambiental e, como tal, partilhamos de forma transparente os resultados da nossa política ambiental.

Finalmente, e em prol da independência e credibilidade, estamos atualmente a certificar a qualidade ambiental dos principais processos da nossa empresa.

Garantir o equilíbrio entre as dimensões económica, ambiental e social é o princípio fundamental que orienta a nossa atuação.

Política de Sustentabilidade e Ambiente

A Fapajal compromete-se a:

• Contribuir para a proteção do Ambiente, nomeadamente, através da:

- Adoção de medidas de gestão de energia e de gestão da água e da utilização das melhores técnicas disponíveis (MTDs), com vista à melhoria da eficiência energética e hídrica;

- Prevenção da poluição mediante a redução das emissões para o ar e para a água;

- Adoção de uma política de gestão de resíduos assente na prevenção, redução, reutilização e valorização;

- Reavaliação periódica dos produtos químicos em uso e na procura de alternativas de menor perigosidade;

- Implementação e promoção de boas práticas ambientais;

- Aquisição de pasta de celulose certificada de acordo com os requisitos de Gestão Florestal (FSC) e do Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE)/Ecolabel;

- Adoção de medidas de prevenção e resposta a situações de emergência ambiental;

• Cumprir com as obrigações de conformidade na área do ambiente;
• Definir objetivos e monitorizar os indicadores associados com vista à melhoria do desempenho ambiental;
• Melhorar continuamente o Sistema de Gestão Ambiental;
• Desenvolver ações de formação periódicas sobre sustentabilidade e ambiente para os colaboradores;
• Reforçar o envolvimento e interação com as partes interessadas.


Responsabilidade Social

Privilegiamos acima de tudo os interesses das pessoas, sejam clientes, membros da equipa ou fornecedores, além dos produtos e processos que tipicamente concentram a atenção das empresas industriais.

Esta nossa crença incentiva-nos a promover emprego de qualidade e sustentável, e a garantir a remuneração extraordinária do desempenho extraordinário.

Estamos totalmente empenhados em evitar qualquer tipo de discriminação com base em ascendência social, género, ideologia ou religião e promovemos a diversidade da equipa, seja em idade ou em género.

Acreditamos que é nossa responsabilidade contribuir para o desenvolvimento holístico dos membros da equipa, no âmbito profissional e pessoal, e facilitar o acesso à educação e à formação técnica por parte de todos os membros da equipa.

Promovemos o feedback sistemático aos membros da equipa sobre o seu desempenho e contributo para o desenvolvimento da empresa.

Enquanto agente ativo do desenvolvimento regional, a nossa empresa está aberta à comunidade, promovendo a participação em atividades relevantes para ambas partes, e em iniciativas sociais com impacto na comunidade.

Assumimos que somos parte integrante de uma comunidade que cresceu à volta da fábrica durante os últimos dois séculos. Somos herdeiros de muitas gerações de trabalhadores que produziram papel no sítio que hoje é ocupado pela fábrica da Fapajal e é com orgulho que assumimos o nosso papel na comunidade.

Código de Boas Práticas

 
Apostamos numa produção responsável

Ambiente

A indústria do papel é consumidora intensiva de recursos naturais, nomeadamente água, energia e fibras vegetais. Contudo, e em particular graças aos avanços tecnológicos, é possível adotar soluções operacionais de eficiência crescente. Consciente do impacto decorrente da sua atividade, a Fapajal identificou os principais fatores produtivos que devem ser geridos para garantir a utilização consciente e moderada dos recursos naturais – ar, energia, água, fibras vegetais.

Tendo como ambição contribuir para o reconhecimento do setor do papel como modelo da bio-economia circular, a Fapajal compromete-se a minimizar os resíduos originados pela sua atividade, os quais, em muitos casos, são reutilizados na produção de papel. Compromete-se ainda a afinar e melhorar permanentemente os processos produtivos e a devolver ao ambiente os recursos tratados, tudo com o objetivo de minimizar o seu impacto ambiental.