Política da Qualidade
A Política de Qualidade da Fapajal reflete a nossa missão, visão e valores, assentando nos seguintes princípios orientadores:
- Exceder as expectativas dos clientes relativamente à qualidade dos produtos fornecidos e ao nível do serviço prestado, criando relações de parceria estáveis e duradouras.
- Desenvolver e fomentar um relacionamento transparente com todas as partes interessadas – clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores, instituições financeiras, organismos estatais e setoriais – assente no diálogo, confiança mútua, espírito colaborativo e preservação da imagem de qualidade
- Zelar pela adoção de um comportamento social e ambientalmente responsável e cumpridor dos requisitos regulamentares
- Garantir o cumprimento assumido no referencial FSC-STD-40-004 do Forest Stewardship Council® (FSC®) de Cadeia de Custódia, tendo como princípio a seleção de fornecedores certificados FSC, sempre que os requisitos o exijam
- Integrar na política da organização o cumprimento da legislação existente, na salvaguarda das condições de segurança da empresa, em geral e de cada posto de trabalho, em particular.
- Acompanhar e promover a evolução tecnológica quer dos equipamentos quer dos processos produtivos
- Garantir o equilíbrio e a estabilidade económico-financeira da empresa
A Fapajal procura diariamente assegurar um elevado nível de satisfação dos seus clientes, estabelecendo uma relação de franca parceria e colaboração e prestando-lhes um serviço de elevada qualidade, em linha com as melhores práticas do mercado.
Procura a melhoria contínua de um Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001.
Dar cumprimento aos requisitos da Norma BRC Global Standard for Consumer Products, de forma a atingir os seguintes objetivos:
- Controlar a qualidade dos papéis e produtos transformados produzidos.
- Cumprir as especificações dos produtos, incluindo os requisitos de cliente e requisitos legais, garantindo a segurança na utilização do produto pelo consumidor.
- Aconselhar o cliente na escolha e utilização dos produtos.
- Desenvolver novos produtos que respondam às necessidades dos clientes e às tendências de consumo do mercado.
- Obter o melhor compromisso qualidade-preço.
- Garantir o compromisso com a melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da qualidade.
- Promover o desenvolvimento interno, assegurar a manutenção de infraestruturas e equipamentos e aumentar a capacidade produtiva.
- Promover a utilização da abordagem por processos e do pensamento baseado em risco.
- Garantir os recursos humanos necessários para o bom desenvolvimento da sua atividade.
- Envolver os recursos humanos na satisfação do cliente.
- Apoiar as funções relevantes a demonstrarem a sua liderança.
Política de Compromisso com os Valores FSC®*
Consciente da importância do uso de recursos naturais de forma sustentável, a Fapajal assumiu um compromisso, perante a sociedade em geral e os seus clientes em particular, de verificar as fontes de abastecimento de derivados de madeira usados na sua fábrica.
A Fapajal promete empreender os seus melhores esforços para evitar a terceirização de madeira produzida através das seguintes práticas:
- A liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
- A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
- A abolição efetiva do trabalho infantil; e
- A eliminação da discriminação no emprego e na ocupação.
(*) códigos de licença FSC® C127524 (Fapajal Papermaking) e FSC® C161576 (Fapajal Papercare).